No momento, você está visualizando Qual a importância do mapa de risco?

Qual a importância do mapa de risco?

     Mapas de risco são uma representação visual dos riscos associados ao ambiente em que os trabalhadores estão expostos, sejam por equipamentos, espaços físicos e tarefas realizadas. Eles estão integralmente ligados à biossegurança, uma vez que promovem o bem estar tanto dos trabalhadores do local quanto do ambiente ao redor, e ela vem ganhando destaque e importância visto o aumento de números de acidentes de trabalho.

     Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil ocorrências de acidente de trabalho em 2021, um aumento de 30% em relação a 2020

Fonte: Pixabay

O que é um mapa de risco?

     A base de um mapa de risco é a planta baixa do local de trabalho, onde há várias sinalizações em formas de círculos nos lugares onde estão as fontes de riscos, variando as cores e tamanhos de acordo com o tipo e a intensidade do risco, respectivamente. Esses padrões estão determinados pelo Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, do Ministério do Trabalho.

Qual a importância de um mapa de risco?

  Qualquer tipo de empresa, desde as que tenham atividades físicas ou digitais, precisa preparar um mapa de risco caso entenda que os colaboradores possam passar por acidentes ou doenças ocupacionais. Isso inclui trabalhos repetitivos, como digitação em computadores, por exemplo.

     A seguir estão alguns exemplos de empresas que precisam de mapas de risco mais comumente:

  • Indústrias
  • Laboratórios 
  • Áreas da saúde
  • Empresas de Biotecnologia
  • Empresas de Telemarketing
  • Empresas de limpeza e conservação.

 

Fonte: Pixabay

     Hoje, a saúde e a segurança de seus empregados é responsabilidade da empresa, e a negligência da mesma pode causar grandes punições, como processos judiciais, multas elevadas e levando a empresa ao que hoje em dia é chamado de “cancelamento”, ou seja, a empresa perde toda sua credibilidade no mercado causando vários prejuízos que geralmente são irreversíveis. A falta da elaboração de Mapa de Risco, tem como consequência uma multa que varia de R$300 a  R$3.500, além de possível indenização conforme acidentes de trabalho ocorridos.

     Se deseja estar conforme a legislação brasileira e proporcionar a melhor segurança para todos, entre em contato conosco para saber mais sobre esse serviço e marque uma reunião diagnóstica gratuita!!

Deixe um comentário