A prospecção é o fenômeno que divulga e torna conhecido o produto ou serviço oferecido por uma empresa, e é através dele que o produto se mostra convincente como solução de um problema.
Dentre as principais divulgações, existem as passivas e as ativas. Venha conhecer um pouco mais neste post!
O que é prospecção ativa?
A prospecção ativa é aquela que exige um esforço manual de membros da empresa para entrar em contato com leads, entender as principais dores que estão passando dentro da sua organização, e então fazer uma ligação com os serviços oferecidos de maneira a passar uma solução confiável aos seus problemas.
Entender quais são as dores de um lead é o elemento principal na venda, dessa maneira, é possível destacar leads que realmente possuem uma necessidade de adquirir o produto, consecutivamente fornecendo mais prioridade a ele.
O diferencial mais relevante da prospecção ativa é o contato direto com o cliente, criando uma relação mais profunda com o lead, passando uma sensação de confiança na empresa, o que pode levar a um futuro cliente recorrente.
Um contraponto que pode ser observado é o trabalho necessário para encontrar bons leads, e ainda ter uma boa qualificação para criar uma boa relação com ele, algo que pode não estar presente em todos os membros da empresa.
O que é prospecção passiva?
A prospecção passiva abrange a forma involuntária de destacar o seu produto, criando um ambiente atrativo para que os leads cheguem a empresa. Dentre as várias ferramentas que podem ser utilizadas estão a criação de conteúdo em redes sociais, otimização de motores de busca e o tráfego pago.
Com a promoção de marcas no mercado, origina-se o marketing junto com sua definição. As estratégias de marketing ajudam a melhorar sua prospecção passiva pensando estrategicamente em atingir o seu público alvo. Isso vale tanto para meios online de comunicação, mas também para criar uma identidade para a empresa. Nós temos um post falando mais sobre marketing digital aqui.
Uma das vantagens de se utilizar a prospecção passiva é a atração de leads já qualificados: as pessoas chegam interessadas no produto que está sendo oferecido porque procurou por ele, então não há dependência de se convencer a necessidade do produto.
Apesar de sua comodidade, a prospecção passiva pode requerer estratégias elaboradas que podem não possuir resultados imediatos quando comparada à prospecção ativa. Além disso, o uso de tráfego pago, domínio de sites e outras ferramentas podem gerar um custo elevado para a prospecção.
Se interessou em alguma ferramenta que foram tratadas? Entre em contato conosco que podemos ajudar você a utilizá-las!