No momento, você está visualizando Parâmetros da cachaça: Quais são?

Parâmetros da cachaça: Quais são?

No Brasil, o órgão responsável pela fiscalização e controle de qualidade da produção de cachaça é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme a competência estabelecida pela Lei nº 8.918, 14 de julho de 1994. 

Recentemente, novos padrões de identidade para as bebidas foram estabelecidos, de acordo com o anexo à instrução normativa SDA/MAPA Nº140/2024, mas não se preocupe, nós da BioPhi Jr. podemos realizar as análises necessárias! Por que não dar uma olhada em algumas delas?

Fonte: Pexels

     A graduação alcoólica, conhecida como teor alcoólico de uma bebida, determina a quantidade de álcool etílico que está presente na bebida. Essa medição é feita a partir de cálculos da relação entre a densidade da amostra e a concentração de álcool, realizada com instrumentos que medem diretamente a densidade, como picnômetro e densímetros digitais.

     Os açúcares dentro da cachaça tem o papel de torná-la mais ou menos doces, representadas pela concentração de glicose. Para a cachaça padrão devem estar em uma concentração menor que 6 g/L, enquanto que para as cachaças adoçadas, a faixa de concentração permitida está entre 6 e 30 g/L.

     Outros parâmetros importantes para serem avaliados são os ésteres e os aldeídos totais, representados pela concentração de acetato de etila e acetaldeído respectivamente. Estes compostos secundários conferem à cachaça o aroma e sabor da bebida, os quais os ésteres devem constar um mínimo de 200 mg e os aldeídos em 30 mg, ambos em 100 mL de álcool anidro.

Fonte: Pexels

     Vale ressaltar que também existem fatores a serem considerados em uma análise da cachaça, como a soma de Furfural e Hidroximetilfurfural; Álcoois isobutílico e coeficientes congêneres.

     Precisa fazer uma análise de bebidas destiladas? Entre em contato conosco no botão abaixo! 
     Conhece alguém que precise de ajuda com produção? Compartilhe o post!

Deixe um comentário