O que é o envelhecimento da cachaça? Por que a cachaça não estraga quando fica velha? Venha conferir um pouco melhor com a BioPhi Jr.!
A cachaça envelhecida é caracterizada pelo armazenamento da cachaça destilada em tonéis de madeira, em um tempo de ao menos 1 ano. Esse procedimento é feito para conseguir o melhor resultado sensorial da bebida, com melhor aroma, sabor e coloração. Porém, o resultado pode diferenciar de acordo com os parâmetros utilizados.
Compostos que afetam a cachaça
A cachaça envelhecida é diferente da cachaça prata, mas o que faz ela mudar a cor, cheiro e sabor?
Isso acontece porque durante o período de maturação há a extração de taninos e sua oxidação na bebida, vinda do contato com o ambiente externo através dos poros da madeira, originando a coloração alaranjada característica da cachaça envelhecida. Considerando que tipos diferentes de madeira utilizados podem variar em sua composição, elas também podem influenciar no resultado final da bebida.
O contato da bebida com oxigênio por meio dos poros da madeira ocasionam a oxidação do etanol presente na cachaça produzindo aldeídos, como o acetaldeído, e oxidação dos aldeídos gerando ácidos, como ácido acético. A esterificação do etanol e dos ácidos na bebida geram os ésteres, responsáveis por dar o aroma agradável.
Para garantir a qualidade da produção, é importante se atentar aos teores de aldeídos e ésteres na bebida. Nós temos um outro post que trata melhor sobre as análises da cachaça, um dos nossos serviços oferecidos!
Todas essas reações ocorrem de maneira pequena e lenta, por isso a cachaça pode permanecer em tonéis por mais de anos sem que estrague e pelo contrário, os seus componentes são transformados em produtos que melhoram a cachaça.
Que tal conferir alguns dos compostos da sua cachaça? Nós da BioPhi Jr. podemos te ajudar!