No momento, você está visualizando Mercado de Cervejas Artesanais

Mercado de Cervejas Artesanais

Antes de tudo, precisamos definir o que é a cerveja! A cerveja é uma bebida com baixo teor de álcool, produzida a partir da fermentação de alguns tipos de cereais muito conhecidos, como a cevada e o trigo. As mais comuns apresentam sabor amargo e são servidas extremamente geladas, além de apresentarem aquela famosa coloração amarelo-ouro.

Atualmente, com o aumento do consumo dessa bebida por milhares de brasileiros, a arte de produção de cervejas se tornou presente no dia-a-dia de milhares de consumidores apaixonadas. Esse hobby, apesar de apresentar certa descontração, é levado muito a sério por diversos “mestres cervejeiros”, que tornam essa prática um verdadeiro esporte competitivo.

Fonte: Pexels

A produção de cerveja, seja ela em escala industrial ou caseira, é caracterizada por algumas etapas marcantes, presentes em todos os tipos de produção. Quer saber um pouco mais sobre cada etapa? Então vamos lá…

Etapas da produção de cerveja

  • Moagem – ação de moer o malte da cerveja, tomando cuidado a quebra dos grãos, que pode afetar o sabor final da bebida;
  • Preparo da Água – utilização de água filtrada ou mineral, onde a mistura entre água e malte deve apresentar pH final ácido;
  • Brassagem – cozimento do malte em diferentes faixas de temperatura, para que para que o amido contido nessa mistura seja convertido em açúcares menores;
  • Lavagem e Clarificação do Mosto – o mosto deve ser lavado até que seja obtido um mosto clarificado;
  • Fervura e Lupulagem – o mosto deve ser fervido para a sua esterilização contra microrganismos, por cerca de 1 hora, e em seguido, o lúpulo é adicionado à receita. Por fim, o mosto deve passar por um processo de resfriamento;
  • Fermentação – a levedura é introduzida ao mosto, e assim será iniciado o processo de fermentação. Nessa etapa o mostro se transformará em cerveja, e assim teremos a formação do álcool e dos aromas da bebida.

Fonte:Pixabay

Cervejas artesanais ou “premium”

As cervejas artesanais, também conhecidas como “premium” ou “gourmet”, são bebidas fabricadas com maior cuidado e atenção, onde o foco está em proporcionar ao consumidor uma experiência gastronômica especial e requintada. Nesses casos, a qualidade é o ponto central, e ao consumir cervejas artesanais você pode se deparar com momentos sensoriais totalmente diferenciados.

Esse tipo de cerveja é produzido a partir de ingredientes com qualidade elevada, sem adição de produtos químicos e respeitando o tempo adequado de cada etapa de produção. No geral, as cervejas artesanais são produzidas em pequenas quantidades, por pequenos e médios empreendedores, fazendo funcionar a economia local.

Esse tipo de cerveja é produzido a partir de ingredientes com qualidade elevada, sem adição de produtos químicos e respeitando o tempo adequado de cada etapa de produção. No geral, as cervejas artesanais são produzidas em pequenas quantidades, por pequenos e médios empreendedores, fazendo funcionar a economia local.

Dentro o leque de possibilidades, temos as cervejas com sabor de laranja ou com leve toque de cacau em sua degustação. Eaí, topa experimentar alguns desses sabores?

Assim como as cervejas indústrias, as bebidas artesanais também podem ser classificadas em diferentes categorias. Atualmente, existem mais de 120 tipos de cervejas artesanais ao redor do mundo, mas as mais conhecidas são:

  • Ale – cervejas fabricadas com altas taxas de fermentação, geralmente com leveduras que sobrevivem em temperaturas elevadas. Como exemplo temos as cervejas Weissbier, India Pale Ales, Witbier, entre outras.
  • Lager – cervejas fabricadas com baixas taxas de fermentação, com leveduras que atuam em temperaturas mais baixas. Como exemplo temos as cervejas Schwarzbier e American Lager.
  • Lambic –  entre as cervejas mais caras do mundo, essa categoria é geralmente envelhecida em barris de carvalho, ao longo de um lento processo de fabricação. Possui sabores sensoriais e diferentes daqueles produzidos pela indústria tradicional.

Fonte: Pexels

A importância do rótulo

Em qualquer produto de uso alimentício, o rótulo contido na embalagem é essencial para a segurança do consumidor e da empresa fabricante, principalmente quando tratamos de cervejas artesanais. As etiquetas de rotulagem funcionarão como uma “legenda” para os clientes, tornando todo o processo por trás da fabricação da cerveja claro e acessível para o público.

Algumas informações com relação à origem da cerveja são necessárias na elaboração do rótulo, e devem ser asseguradas pela legislação vigente.

Para ficar por dentro de todos os tópicos necessários para a construção de um rótulo adequado para o seu negócio, aí vão alguns pontos que devem ser levados em conta:

  • Nome e Endereço do Produto ou Fabricante
  • Denominação do Produto
  • Marca Empresarial
  • Número de Registro da Cerveja no MAPA
  • Expressão “Indústria Brasileira” (escrita por extenso)
  • Expressão “Evite o Consumo Excessivo de Álcool”
  • Lista de Ingredientes
  • Advertência de Presença de Ingredientes Alergênicos
  • Unidade de Volume do Conteúdo Líquido
  • Graduação Alcóolica
  • Número de identificação do Lote
  • Prazo de Validade

Apesar de parecer complicado, o mercado das cervejas artesanais tem ganhado fama crescente principalmente entre os pequenos e médios produtores, assim como com os consumidores dos mais diversos gostos e paladares. Nesses casos, empreender é uma opção promissora e inovadora em todos os sentidos!

Se identificou com algum dos tipos de cerveja que apresentamos aqui? Seja você consumidor ou produtor, sempre há espaço para mais um no coração do mercado cervejeiro! Se quiser saber um pouco mais sobre como adentrar nesse negócio, ou talvez como otimizar seu processo de produção artesanal, não deixe de entrar em contato com a gente!

Deixe um comentário